BLECHNACEAE

Blechnum andinum (Baker) C.Chr.

Como citar:

Pablo Viany Prieto; Tainan Messina. 2012. Blechnum andinum (BLECHNACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

CR

EOO:

36,003 Km2

AOO:

12,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre no Peru, Bolívia e Brasil. No Brasil ocorre nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com poucos registros localizados na Serra do Itatiaia, sendo considerada planta rara, sua última coleta data de 1935 (Dittrich, 2005; Dittrich; Salino, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(iii,v)
Categoria: CR
Justificativa:

<i>Blechnum andinum</i> é uma planta com distribuição pontual na Serra da Mantiqueira, ocorrendo apenas no Pico das Agulhas Negras. Essa montanha apresenta características peculiares em meio à região onde se localiza, devido a sua formação geológica diferenciada e à altitude relativamente elevada que atinge. Dessa forma, constitui uma ilha bastante isolada de vegetação campestre de altitude, marcadamente diferenciada da vegetação florestal do entorno. Os campos do Planalto do Itatiaiavêm sofrendo com a incidência frequente de incêndios, alguns atingindo grandes extensões. Dessa forma, é possível supor que, ademais de um marcado declínio da EOO e qualidade de seu hábitat, <i>B. andinum</i> venha sofrendo uma redução no número de indivíduos maduros. A EOO é de 73,25 km² e o número de situações de ameaça é um.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: A única população conhecida ocorre no Pico Agulhas Negras - Parque Nacional do Itatiaia. Não há coletas recentes para esse local, mesmo sendo uma região bem explorada por botânicos. Ou seja, se a população do Pico Agulhas Negras ainda existe, a mesma deve ser bastante reduzida, tendo provavelmente cerca de 70 km² de área de extensão de ocorrência e área de ocupação insignificante (Dittrich, com. pess.)

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Formações campestres (Dittrich, 2009).
Habitats: 4.7 Subtropical/Tropical High Altitude
Detalhes: ​Planta rupícola com estolhos. Habita preferencialmente os campos de altitude nas porções mais elevadas do maciço do Itatiaia, sobre ou entre rochas, em áreas abertas (Dittrich, 2005).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.3 Tourism/recreation
No Parque Nacional do Itatiaia o Pico das Agulhas Negras, localonde a espécie foi encontrada, é a maior atração do parque e portanto aespécie sofre ameaça pelo constante pisoteio dos visitantes (Condack,2006)
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.7 Fire
O Parque Nacional do Itatiaia apresenta ao longo de sua história episódios de incêndios extensos e duradouros, como o ocorrido em 1963 que atingiu cerca de 10.000 ha, permanecendo ativo por mais de 40 dias. Aximoff e Rodrigues (2011), com base nos incêndios ocorridos em 2001 (600 ha), 2004 (600 ha) e 2007 (800 ha), sugerem padrão de ocorrência trienal para os grandes incêndios mesmo que em áreas não sobrepostas (dados dos limites do incêndio de 2004 não foram encontrados). De maneira a reforçar esta hipótese, em 2010 o PNI teve mais de 1.100 ha de campos de altitude queimados em um único incêndio (Aximoff, 2011).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
Citada como Ameaçada na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1. Considerada "Criticamente em perigo" (Biodiversitas, 2005).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Encontrada no Parque Nacional do Itatiaia, nas Agulhas Negras (Brade 14540)